O Lecocast é o podcast de divulgação científica do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade (Lecotec). Nosso objetivo é democratizar o acesso à ciência. Com publicações quinzenais, às quintas-feiras, o Lecocast traz diversos aspectos de temáticas selecionadas por temporadas.
Conversamos com Claudio Spinola, Fundador e Sócio-Diretor da Morada da Floresta, de São Paulo, capital. Criada em 2009, a startup oferece soluções práticas, educativas e econômicas que facilitam a compostagem in loco e o consumo de produtos reutilizáveis em substituição aos descartáveis, transformando a consciência e o comportamento da sociedade para reduzir o descarte de resíduos no meio ambiente. A Morada da Floresta trabalha com os ODS 2, 3, 11, 12 e 13.
Conversamos com Anderson Mostardeiro, assistente de vendas da Redação Online, de Florianópolis, Santa Catarina. A startup oferece uma plataforma de auxílio e otimização da escrita, revolucionando o modelo de feedback entre aluno-escola, preparando os jovens para os maiores vestibulares do país.
Conversamos com Carla Zeltzer, Cofundadora e CEO da TechZelt-FazGame, do Rio de Janeiro, capital. A startup busca melhorar a qualidade do ensino público básico através do uso lúdico de jogos e plataformas. ATechZelt-FazGame trabalha com os ODS 4, 8 e 10.
Conversamos com Allan Pimentel, Trainee de Operações & Tecnologia da Litro de Luz Brasil, de São Paulo, capital. Criada em 2014, a startup busca melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis de iluminação e empoderar agentes de transformação. A Litro de Luz Brasil trabalha com os ODS 7, 10 e 11.
Conversamos com Miriam Chaves, diretora de inovação da Lemobs, do Rio de Janeiro. Criada em 2015, a startup usa a tecnologia para aprimorar melhores práticas de gestão pública, promovendo a consolidação das smart cities. A Lemobs trabalha com os ODS 2, 4, 11 e 12.
Entrevistadora: Giovana Freisinger
Conversamos com Bárbara Calixto, analista de marketing da Portabilis, de Içara, Santa Catarina. Criada em 2009, a startup colabora para a elaboração de políticas públicas através de tecnologias que potencializam resultados, especialmente na educação e assistência social, focando em transformações sociais e a garantia do acesso de todos os brasileiros aos seus direitos. A Portabilis trabalha com os ODS 1, 4, e 10.
Entrevistadora: Stella Gomes
Conversamos com Kallel Kopp, responsável pela comunicação e sustentabilidade da Meu Copo Eco, de Florianópolis, Santa Catarina. Criada em 2011, a startup promove a sustentabilidade repensando alguns hábitos do dia a dia. A Meu Copo Eco trabalha com os ODS 11, 12 e 13.
Conversamos com Luiz Hamilton Ribas, diretor financeiro da ASID – Ação Social para Igualdade das Diferenças, de Curitiba, Paraná. Criada em 2011, a startup promove um trabalho voltado a construção de uma sociedade inclusiva por meio de projetos de responsabilidade social, como voluntariado, inclusão no mercado de trabalho e desenvolvimento de gestão de organizações parceiras.. A ASID trabalha com os ODS 4, 8, 10, 11 e 17.
Conversamos com Hugo Morales, diretor médico científico da Robô Laura, de Curitiba, Paraná. Criada em 2016, a startup desenvolve inteligência artificial para a área da saúde, impactando diretamente a vida de mais de 10 milhões de pessoas, com 30 mil vidas preservadas através da sinergia entre tecnologia e medicina. A Robô Laura vem revolucionando o ODS 3.
Conversamos com Victor Gomes e Nathan Seabra, colaboradores da Vertown Resíduos, de Belho Horizonte, Minas Gerais. Criada em 2017, a startup trabalha no gerenciamento de resíduos e conformidade ambiental, desde o momento da geração até a destinação final. A Vertown trabalha com os ODS 9, 11 e 12.
Entrevistadora: Stella Gomes
Conversamos com Adriano Assis, sócio-fundador e CEO da TiX Tecnologia Assistiva, de Belo Horizonte, Minas Gerais. Fundada em 2009 como Geraes e rebatizada em 2019 como TiX, a empresa é referência em inovação com acessibilidade digital, ampliando o potencial das pessoas com deficiências. A TiX trabalha com os ODS 4 e 10.
Conversamos com Rafaela Vendruscolo, coordenadora de sustentabilidade da Solubio, de Jataí, Goiás. Criada em 2016, a startup promove alternativas mais sustentáveis e econômicas na atividade rural. A Solubio trabalha com os ODS 2, 3, 8, 13, 14 e 15.
Entrevistadora: Beatriz Ribeiro
Conversamos com Anna Luísa, fundadora e CEO da Safe Drinking Water, de Salvador, Bahia. Criada em 2015, a startup ajuda a solucionar o problema da água potável para famílias no semi-árido brasileiro. A Safe Drinking Water trabalha com os ODS 1, 3 e 6.
Conversamos com Paulo Melo, cofundador e diretor executivo da PickCells, de Recife, Pernambuco. Criada em 2017, a startup desenvolve Inteligência Artificial (IA) para auxiliar o analista durante sua rotina laboratorial. A PickCells trabalha com os ODS 1 e 3.
Entrevistadora: Beatriz Ribeiro
Um conjunto de 6 episódios produzidos pelos alunos do primeiro ano do curso de jornalismo da Unesp sobre a temática “Jornalismo” e “Tecnologia”, desenvolvidos durante a disciplina Jornalismo, Tecnologia e Conhecimento!
Produção: João Pedro de Toledo Piza, Lara Luiza Baesteiro Campeão, Luís André dos Santos Coelho, Pedro Henrique Rodrigues Pereira e Ian Guimarães Teixeira.
Convidado: Marcos Américo
Convidado: Antônio Magnoni
Convidado: Juarez Xavier
Convidada: Aline Camargo
Convidada: Luciana Galhardo Batista Simon
Convidado: Mateus Yuri Passos
O Lecocast está de volta e com uma nova temporada! A discussão dessa vez será sobre criatividade e inovação em tempos pandêmicos!
Em nosso último episódio da segunda temporada do Lecocast conversamos com Juliano Maurício de Carvalho, organizador do eBook “Mídia, Cultura Inovativa e Economia Criativa em Tempos Pandêmicos” e líder do Lecotec. Durante a conversa, falamos da importância do eBook durante o período da pandemia, da contribuição da obra para a discussão sobre mídia, cultura inovativa e economia criativa e muito mais!
Entrevistador: Henrique Mendonça
Conversamos com Marcos Américo, o Tuca, autor do posfácio do eBook “Mídia, Cultura Inovativa e Economia Criativa em tempos pandêmicos”. Durante nossa conversa, falamos sobre a difusão da cultura inovativa e economia criativa no âmbito da universidade pública, da passagem do Tuca enquanto coordenador do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT), da Unesp, e os desafios e atividades do PPGMiT em um momento pandêmico delicado e de desafios no cenário da tecnologia e da inovação.
Entrevistador: Victor Zamberlan
Conversamos com Camila Serra, co-autora do capítulo “A Arte Musical e seu Ensino: Desafios e Possibilidades do Empreendedorismo Criativo frente à Pandemia de Covid-19” junto com o professor Juliano Maurício de Carvalho. Chegamos ao 11º episódio da nossa temporada conversando sobre o cenário da arte musical durante a pandemia do novo coronavírus, a dificuldade enfrentada pelo ensino e novos cenários que podem ser construído a partir da nova realidade.
Entrevistador: Maria Beatriz Ribeiro
Conversamos com Liene Nunes Saddi e Verena Carla Pereira, autoras do capítulo “A Economia das Artes Visuais entre o Presencial e o Virtual: Rumos Estruturais do Setor no Pós-pandemia”. Chegamos ao 10º episódio da nossa temporada conversando sobre o cenário das artes visuais durante a pandemia do novo coronavírus, a dificuldade enfrentada com a ausência e limitação do presencial, as formas de adaptações que surgiram nesse momento proposta por produtores e divulgadores e muito mais!
Entrevistador: Nalu Dias
Conversamos com o Émerson Alves dos Reis e Cristiano Max Pereira Pinheiro, autores do capítulo “A Carreira do Músico Independente em Meio à Pandemia do Novo Coronavírus” com a Vanessa Amália Dalpizol Valiati, Daniel Conte Vânia e Gisele Bessi. Neste 9º episódio, conversamos sobre o cenário da música durante a pandemia do novo coronavírus, a dificuldade dos pequenos produtores de lidarem com essas transformações, algoritmos, plataformas de streaming e muito mais! Acompanhe!
Entrevistador: Victor Zamberlan
Conversamos com a Larissa Cantuária Lucena, doutoranda em Mídia e Tecnologia pela Unesp Bauru e co-autora do capítulo “Os Reflexos da Covid-19 na Cobertura Jornalística” com a professora Angela Maria Grossi. Neste 8º episódio, conversamos um pouco sobre os impactos dos cenários pandêmicos nas atividades jornalísticas, sobre o ambiente de dificuldades e oportunidades do Jornalismo durante a pandemia e perspectiva futuras.
Entrevistador: Vinícius Siqueira Pereira
Conversamos com Ana Heloíza Vita Pessotto, doutoranda em Mídia e Tecnologia pela Unesp Bauru e co-autora do capítulo “Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e Criatividade” com o professor Juliano Maurício de Carvalho. Neste 7º episódio, batemos um papo sobre como o setor da produção audiovisual foi impactado pela pandemia do novo coronavírus e quais os desafios e transformações que o mesmo sofreu em seu formato e metodologia para continuar ativo no mercado.
Entrevistador: Maria Beatriz Ribeiro
Conversamos com Ângela Pimenta, doutoranda em Mídia e Tecnologia pela Unesp Bauru e co-autora do capítulo “Como a Economia Criativa tem enfrentado a infodemia da Covid-19 a serviço da informação qualificada” com a professora Angela Maria Grossi. Neste 6º episódio, batemos um papo sobre “infodemia”, ou seja, sobre o excesso de informação durante o momento em que estamos vivendo, destacando como empresas de economia criativa têm lidado com a distribuição de informação de qualidade validada pela ciência.
Entrevistador: Isabella Pilegis
Dessa vez é do outro lado da bancada! Conversamos com o Victor Simões Zamberlan, mestrando em Comunicação pela Unesp Bauru e autor do capítulo “O Impacto da Covid-19 nos Setores de Tecnologia e Inovação da Cidade de Bauru”. Neste 5º episódio, discutimos um pouco sobre os setores que foram negativamente impactados na cidade durante a pandemia, mas também aqueles que aproveitaram o momento, falamos de como a tecnologia e a inovação podem auxiliar a sociedade durante a pandemia a partir da construção de novas formas de interação, consumo, vivência e muito mais!
Entrevistador: Nalu Dias
Quarto episódio da segunda temporada do Lecocast na área! Conversamos com a Mônica Santos Martins, mestra em Comunicação pela Unesp Bauru, especialista em Comunicação nas Organizações e graduada em Administração pela Universidade Sagrado Coração. Falamos sobre a vulnerabilidade que a pandemia traz para as pessoas e para as empresas, sobre a recuperação pós-covid e como a organização dos conhecimentos culturais pode ser uma tecnologia social que auxilie pequenos empreendedores.
Entrevistador: Vinícius Siqueira Pereira
No terceiro bate-papo do ano conversamos com a Mariela Costa Carvalho, co-autora do artigo “Hubs de Inovação no Enfrentamento da Covid-19: O Case Maranhense” junto com a professora Angela Maria Grossi. Durante o bate-papo falamos um pouco sobre sobre a importância dos hubs de inovação para a sociedade, sobre a coordenação desses territórios durante a pandemia da covid-19 e as potencialidades desses territórios para o interesse público-privado.
Entrevistador: Maria Beatriz Ribeiro
No segundo episódio da nova temporada do Lecocast conversamos com o Pedro Santoro Zambon, autor do artigo “Os efeitos da Covid-19 na Indústria de Jogos Digitais”. Durante o bate-papo discutimos sobre o crescimento no consumo dos jogos digitais, a adaptação ao desenvolvimento de games de forma remota e, principalmente, sobre os impactos da pandemia na indústria dos jogos digitais.
Entrevistador: Nalu Dias
No primeiro episódio da nova temporada do Lecocast conversamos com a Angela Maria Grossi, uma das coordenadoras responsáveis pelo eBook Mídia, Cultura Inovativa e Economia Criativa em Tempos Pandêmicos. Durante nosso primeiro bate-papo do ano, discutimos um pouco sobre as expectativas de lançamento do livro, dos novos desafios impostos pela pandemia e dos novos rumos que as pesquisas em mídia, cultura inovativa e economia criativa devem sofrer a partir da situação que estamos vivendo e muito mais.
Entrevistador: Victor Zamberlan
Nesta edição, o Lecocast fala sobre os principais autores e obras que abordam a questão da TV digital entre o final dos anos 1990 e dos anos 2000.
Por: Isabella Pilegis e André Fleury
Dentre as várias possibilidades de interatividade geradas a partir da TV digital, no episódio de hoje nós conversamos sobre o t-commerce, uma forma de comprar produtos sem sair da sua casa e usando um simples objeto: o controle remoto de sua televisão.
Por: Nalu Dias e Victor Zamberlan
Entenda como as políticas econômicas do Mercosul e o auxílio brasileiro a algumas nações latino-americanas contribuíram para a adoção do padrão nipo-brasileiro no continente.
Por: Isabella Pilegis e Vinícius Siqueira Pereira
Do surgimento da Televisão Pública à ampliação da cidadania, a televisão abre portas para a construção de um sentimento de cidadania e democratização da informação, ao passo que também levanta debates sobre sua manutenção.
Por: Vinícius Siqueira Pereira e André Fleury
Da definição do modelo de televisão digital ao fim da transmissão analógica, a história do debate regulatório no país perpassa discussões como a democratização do acesso à informação e a adoção de uma nova cadeia de valor.
Por: Isabella Pilegis e Nalu Dias
Av. Eng. Luiz Edmundo C. Coube 14-01 – Núcleo Habitacional Presidente Geisel – Bauru – SP 17033-360
SEG-SEX 08:00 – 18:00